Programação

O festival reúne os grupos de teatro formado pelos jovens do CRIA - Iyá de Erê, Chame Gente e CRIA Palhaço - e grupos de teatro comunitário dos bairros Arenoso, Cosme de Faria, Marechal Rondon e Pelourinho, além de uma programação especial com oficinas de arte-educação, roda de conversa e shows.

As apresentações dos espetáculos do CRIA acontecem às 18h, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho e as peças dos grupos comunitários acontecem em dois horários: às 15h e às 16h, no Largo Pedro Archanjo, também no Pelourinho.


Para as atividades que ocorrerão no Teatro e na Arena (SESC SENAC Pelourinho) serão distribuídas senhas com 1h de antecedência nas bilheterias do local.

Confira a programação completa!

17/09 (quarta-feira)


19h30

Coquetel de abertura.
Mesa: CRIA 20 anos e o Direito da Criança e Adolescente – Avanços e Desafios. Convidados: Ruy Pavan e Makota Valdina.
Apresentação da Orquestra de Berimbaus Afinados – Mestre Dainho Xequerê (OBA DX).
Local: Centro Cultural da Câmara de Vereadores, Praça Thomé de Souza, Centro (ao lado da Prefeitura).



18/09 (quinta-feira)



8h - 12h
Oficinas de Arte-educação
Locais: OI Kabum!, Escola de Dança da Funceb e Projeto Axé
Quanto: Inscrição gratuita


15h
Peça: Bairro do Sossego
Grupo: Novos Arteiros (Bairro Marechal Rondon)
Local: Largo Pedro Archanjo
Quanto: Entrada gratuita
O espetáculo "Bairro do Sossego" mostra a convivência dos moradores de um bairro chamado Sossego onde sossego não é a palavra que possa definir o lugar. Em pleno século XXI homens ainda batem em mulheres e crianças ainda apanham pra defender a ideia de que bater é educar. Abordando centralmente a agressão doméstica, o espetáculo mostra a curiosa convivência dos moradores do bairro em meio à tantos problemas.

Ficha técnica:
Direção: Wiliam Cardoso. Co-direção: Daniel Vinicius. Dramaturgia: Wiliam Cardoso, Daniel Vinicius, Keisse Xavier, Cleidson Ferreira e Matheus Ferreira. Preparação corporal: Daniel Vinicius. Figurino: Grupo Novos Arteiros. Cenário: Fabiana Costa e Wiliam Cardoso.

Elenco: Alvaro Sant'Anna, Beatriz Santana, Daniel Vinicius, Dominique Cerqueira, Fabiana Costa, Jeanderson Santos, Kathleen Xavier, Keisse Xavier, Leonardo Lima, Luciana Costa, Luis André Souza, Luis Claudio Meneses, Vitória Costa e Yasmin Souza.


16h
Peça: Sonhos, Desencontros e caminhos…
Grupo: Alto - Falante (Bairros – Cosme de Farias e Pelourinho)
Local: Largo Pedro Archanjo
Quanto: Entrada gratuita
O Grupo Alto – Falante apresenta a peça: “Sonhos, Desencontros e Caminhos...” gritando brandamente o que sente, o que ouve, o que ver. Diante de encontros e desencontros de jovens e adolescentes na sociedade, falando de uma realidade pré-colonial a geração atual. Afirmando numa só voz dentro do espetáculo sentimentos próprios, convidando a comunidade ao diálogo necessário de sonhos e grandes realizações.

Ficha técnica:
Direção: Evaldo Maurício (Macarrão). Assistente de Direção: Wiliam Cardoso. Consultoria Artística: Carla Lopes. Colaboração Cênica: Ronald Alagan. Preparação Corporal: Jefferson Lima. Preparação Vocal: Mario Pinho. Figurino: Criação Coletiva. Apoio Cultural: Casa de Castro Alves.

Elenco: Anna Claúdia, Gisele Barbosa, Junior Sales, Luiza Souza, Mario Pinho, Natália Oliveira, Rose Conceição, Tomas Edson e Wiliam Cardoso.


18h
Espetáculo: “Pra lá de Tempo”
Grupo: Chame Gente (CRIA), seguido de bate-papo. Convidados: Fernanda Julia, diretora teatral do espetáculo “Exu, A Boca do Universo” e Marcelo Rocha, coordenador de Desenvolvimento Territorial da Seplan.
Local: Teatro Sesc/Senac Pelourinho
Quanto: Entrada gratuita


Salvador, agosto de 1798 – Revolta dos Búzios – a primeira manifestação libertária acontecida no Brasil. Salvador, Julho de 2013 - A Revolta dos Vinte Centavos - Um marco da retomada das manifestações populares contra a ordem e o sistema. As realidades do dia-a-dia vividas nas comunidades provocam manifestações de rua que ligam a juventude de ontem e de hoje numa luta contínua pelos seus direitos. A Praça da Piedade, cenário de conquistas que atravessam gerações é um lugar comum, palco de muitas histórias que resistiram ao tempo e através dele se ressignificam a cada dia.

Ficha técnica:
Direção: Romilson Freitas. Assistente de Direção: Fernanda Silva. Dramaturgia: Carla Lopes, Fernanda Silva e Romilson Freitas. Preparação Corporal: Graziela Santos. Musicalizacão e Preparação Vocal: Romilson Freitas. Arranjos Musicais: Romilson Freitas e Fernanda Silva. Cenário: Concepção - Carla Lopes e Fernanda Silva. Execução: Deilton José. Figurino: Concepção - Carla Lopes e Fernanda Silva. Execução: Coletivo Moiras.

Elenco: Alana Araújo, Anderson Alacoque, Antônio Rocha, Beatriz Santana, Bruna Vitória, David Ramos, Ednei Oliveira, Edson Santos, Edílson Pires, Eduardo Neto, Jade Michelle, Jefferson Lima, Larissa Oliveira, Renan Oliveira, Luciana Reis, Natalye Paixão, Rayane Natyele, Renato Silva, Taís Assis, Yuri Gonçalves.


20h
Show: Simples Rap’ortagem
Local: Arena Teatro Sesc-Senac Pelourinho
Quanto: gratuito

19/09 (sexta-feira)

8h - 12h
Oficinas de arte-educação
Locais: OI Kabum!, Escola de Dança da Funceb e Projeto Axé
Quanto: Inscrição gratuita

15h
Peça: Diálogos Cotidianos
Grupo Comunitário: Vozes da Liberdade | (Grupo intercomunitário)
Local: Largo Pedro Archanjo
Quanto: Entrada gratuita

As realidades do dia-a-dia vividas nas nossas comunidades provocam manifestações de rua que ligam a juventude de ontem e de hoje numa luta contínua pela garantia de direitos individuais e coletivos. A praça, cenário de conquistas que atravessam gerações, é um lugar comum, palco de muitas histórias que resistiram ao tempo e, através dele, se resignificam a cada dia, criando novas possibilidades. Formado por jovens atores e dinamizadores culturais, com intuito de resgatar memórias de grandes poetas e poetisas negros (as). Trazendo a história de um povo num suspiro de versos conscientes. Um espetáculo que perpassa por três períodos, desde a chegada dos negros até os dias de hoje abordando as manifestações e críticas sociais atuais.

Ficha técnica:
Direção: Grupo Vozes da Liberdade. Figurino: Grupo Vozes da Liberdade. Supervisão Artística: Patrícia Moscozo. Elenco: Alana Araújo , Eduardo Neto , Jefferson Lima, Maiara Silva , Renan Oliveira e Taís Assís.

16h
Peça: Quem foi Beiru?
Grupo Comunitário: Realidade | Bairro Arenoso
Local: Largo Pedro Archanjo
Quanto: Entrada gratuita

A peça conta à história do bairro Beiru/Tancredo Neves.Relata a revolta dos antigos moradores que fizeram parte da história da comunidade - numa época em que  o nome do bairro homenageava um negro escravizado.

Ficha técnica:
Direção: Uiara Gonçalves. Assistente de Direção:Yuri Gonçalves. Coreografia: Uiara Gonçalves, Joseph Figueredo e Grupo Realidade. Música:Yuri Gonçalves. Cenário e Figurino:Uiara Gonçalves. Pesquisa e Dramaturgia: Grupo Realidade. Participação especial: Adalice Andrade.

Elenco: Ana Paula Dias, Adrielle Freitas, Alessandra Batista, Andreza Amaral, Carolaine Barbosa, Edilson Pires, Ingrid Viana, Joseph Figueredo, João Marcos, Nayara Barbosa, Yuri Gonçalves, Rebeca Barbosa e Sara Santos.

18h
Espetáculo: “Quem me ensinou a nadar” - Iyá de Erê (CRIA), seguida de bate-papo. Convidadas: Arany Santana (Diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias - CCPI) e Ana Maria Gonçalves (escritora, pesquisadora e psicóloga), autora do livro “Um defeito de cor”.
Local: Teatro Sesc/Senac Pelourinho
Quanto: gratuito


Uma história que se passa no Pelourinho, onde mulheres guerreiras fiam um destino que começou há muitos anos. Numa época em que os negros tornaram-se malungos (irmãos) no navio negreiro, e chegaram aqui para trabalhar na construção da cidade. A narrativa continua na luta do dia-a-dia, das mães que criam seus filhos com imensa dificuldade, e na brincadeira dos meninos e meninas que inventam mundos.

Ficha técnica:
Direção: Carla Lopes. Assistente de Direção: Evaldo Maurício (Macarrão). Dramaturgia: Carla Lopes e Maria Eugênia Milet. Coreografia: Jedjane Mirtes. Preparação Corporal: Graziela Santos. Preparação Vocal: Dainho Xequerê. Cenário: Vânia Medeiros. Figurino: Vânia Medeiros e Cássio Caiazzo. Tecidos: Goya Lopes. Colaboração Poética: Robson Poeta Du Rap. Colaboração Musical: João Meirelles.

20h00
Aula Espetáculo com artista Elisa Lucinda
Local: Teatro Sesc/Senac Pelourinho
* AS SENHAS SERÃO DISTRIBUÍDAS UMA HORA ANTES NO LOCAL



20/09 (sábado)


15h
Roda de Conversa: "Arte-educação e projeto de vida"
Local: Casa 14 - Anexo Theatro XVIII, Pelourinho.
Quanto: gratuito
Com a participação de ex-integrantes dos grupos artísticos do CRIA Sergio Bahialista, Nilton Lopes, Antonia Elita Santos, Ronald Alagan e Jedjane Mirtes. Mediador: Roberto Sanches Rabêllo, professor da Faculdade de Educação da UFBA, onde atua na graduação e na pós-graduação. A sua formação é em Artes Cênicas, com mestrado em Educação pela UFBA, doutorado em Educação pela USP e pós-doutorado pela Universidade do Minho, em Portugal.

18h
Espetáculo: “Ruth”
Grupo: CRIA Palhaço (CRIA), seguido de bate-papo
Local: Teatro Sesc/Senac Pelourinho
Quanto: gratuito


O palhaço é o avesso do mundo que nos acostumamos a ver. É o mundo que descobrimos com surpresa! Ele dispensa as palavras e traz para a cena o que só pode ser captado pela ingenuidade sagaz das crianças. Por isso, é o encontro do que há de mais puro em nós. De tão puro pode até chegar ao ridículo… “Ruth” desvenda a descoberta do amor entre um jovem palhaço e uma vassoura, num universo de brincadeiras e revelação de um mundo que se abre para os três palhaços em cena.

Ficha técnica:
Direção: Andréia Franco. Elenco: Leonardo Cardoso, Luan Gomes e Andréia Franco.

20h
Show de encerramento Gerônimo e Banda Mont Serrat
Local: Arena Teatro Sesc-Senac Pelourinho
Quanto: gratuito




Serviço

O quê: III Festival de Arte-educação: A Cidade CRIA Cenários de Cidadania

Quando: 17 a 20 de setembro

Onde: Teatro SESC SENAC Pelourinho, praças e espaços culturais do Centro Histórico de Salvador

Quanto: Gratuito

Área de Comunicação do CRIA

Jane Figuerêdo -71 8812-4625 / 71 9912-4625

Tássia Batista - 71 8800-2918 / 71 3322-1334 (ramal – 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário